Uma das maiores dificuldades para o estudante é saber como organizar sua vida de forma que seja possível arranjar tempo para seguir um plano de estudos para concursos, ENEM, vestibulares ou mesmo OAB. O Aprovado recebe diariamente e-mails de pessoas com problemas para conciliar os estudos com as tarefas do dia-a-dia.
A chave para conseguir tempo para estudar é melhorar a produtividade do dia-a-dia.
A gente já falou em como você pode organizar a sua vida, e este artigo tem o foco em realizar o máximo de coisas para conseguir tempo para estudar.
E a melhor forma para ter mais produtividade é se planejando para isso.
O que acontece é que muitos estudantes acreditam que planejamento é perda de tempo. Alguns já tiveram experiência em criar um planejamento para concursos públicos ou ENEM, e quando tentaram segui-lo, não conseguiram e acabaram se frustrando.
O fato é que muitas pessoas não sabem como se organizar para estudar. Um bom planejamento é feito quando ele é fácil de cumprir e traz motivação para estudar.
Esse artigo continua a conversa iniciada no artigo anterior, e vamos ver agora como ser mais produtivo, tirando aquelas tarefas do papel!
Sabe quando você trabalha o dia inteiro e tem a sensação de que não cumpriu nada? Nós do Aprovado percebemos que isso é bastante comum, e acontece com estudantes de concursos públicos, ENEM e vestibulares.
As pessoas até fazem um planejamento do seu dia, mas muitas vezes de maneira equivocada. Elas tentam fazer o máximo de coisas possível durante o dia. O problema é que, quando as tarefas não são cumpridas porque não deu tempo, as pessoas se frustram e acumulam tarefas para o dia seguinte.
Logo, a lista de tarefas estará tão grande que elas passam a criar um sentimento de culpa por causa das tarefas atrasadas. Assim, a lista de tarefas e o planejamento são simplesmente abandonados.
Você só precisa estudar 2 horas por dia para passar em um concurso público, mas sem planejamento, seu plano de estudos pode ser seriamente prejudicado pelo seu dia a dia.
Mas nós vamos mostrar como evitar que você acumule tarefas e se frustre nesta terceira prática. E é bem simples, na verdade.
Você já tem uma parte do segredo em suas mãos. É a sua lista de tarefas e sua agenda, que são alimentadas quando você processa sua caixa de entrada.
O que você vai fazer é o seguinte:
Durante o fim de semana (pode ser na sexta à noite ou no domingo), você vai abrir a sua lista de tarefas e sua agenda, e ver o que há por vir.
Escolha da sua lista de tarefas o que você vai querer fazer durante a semana. Tem alguma coisa muito importante para terminar nessa semana? Se a semana estivesse terminando, o que você gostaria de ter concluído? Essas são suas Grandes Tarefas (GTs) da semana.
Agende até 6 dessas GTs para serem concluídas durante a semana. Elas podem ser agendadas em um dia específico ou você pode criar uma lista para Tarefas da Semana.
Por que apenas 6? O número deve ser baixo porque se houver imprevistos durante a semana, não queremos que as tarefas acabem se acumulando, gerando o problema da frustração.
Não deixe de incluir nas Tarefas da Semana coisas que normalmente a gente não vê como tarefa, como sair com os amigos, praticar atividades físicas, visitar parentes, etc. Quando nós fazemos nosso primeiro planejamento, é comum esquecermos que a “vida normal” existe e preenchemos todo o tempo com afazeres e estudo. Lembre-se que sua vida não é só estudar e que você precisa manter sua saúde física e mental para dar conta de tanto estudo.
Mas esse não é o único planejamento que você deve fazer. Todos os dias, você deve fazer um micro planejamento do seu dia.
No começo de cada dia, pegue novamente sua agenda e sua lista de Tarefas da Semana.
Verifique quais foram as tarefas que você agendou para o dia, e quais são as Tarefas da Semana. Resolva as tarefas mais importantes primeiro. É muito comum que a gente caia na tentação de fazer as tarefas mais fáceis primeiro, para evitar dores de cabeça.
Por exemplo, nós podemos ter agendado para estudar Português por duas horas naquele dia. Mas, ao resolver a lista de tarefas, nós arrumamos uma gaveta que estava bagunçada, lavamos o carro, trocamos uma lâmpada que estava queimada há semanas, ajudamos a guardar as compras dentro da despensa, respondemos a e-mails assim que eles chegam e resolvemos o problema de várias pessoas por Whatsapp.
Quais dessas coisas eram realmente importantes? Ou melhor, quais dessas coisas eram mais importantes do que estudar Português naquele dia?
Se você está com dificuldades para entender a importância dos seus estudos, talvez valha a pena criar metas S.M.A.R.T. para seus objetivos dentro do plano de estudo.
Tente resolver as Grandes Tarefas primeiro. O bom aqui é que, como planejamos resolver no máximo 6 Grandes Tarefas na semana, isso nos dá uma margem de realizar apenas 1 ou 2 por dia.
Depois de resolver as coisas mais importantes primeiro, você pode passar para as tarefas menores. Mas, como dissemos, no início você não deve se comprometer a fazer muitas coisas por dia.
Se você terminar suas tarefas do dia, é possível puxar tarefas do dia seguinte. No entanto, recomendamos que você tire o resto do dia para você. Na próxima vez que planejar seu dia, você pode ajustar esse número de tarefas para mais.
Mesmo que você tenha planejado perfeitamente o seu dia, esse planejamento não vai servir de nada se você não cumpri-lo. Nós vamos mostrar como executar completamente seu planejamento na próxima sessão.
Nem sempre é fácil cumprir um planejamento, não é mesmo? Muitas pessoas acabam tropeçando nesse passo. Fazem todo o planejamento, imaginam os resultados frutíferos de um planejamento executado completamente, mas simplesmente não conseguem seguir o plano.
Para sua sorte, existe uma técnica eficiente para você cumprir qualquer planejamento e resolver qualquer lista de tarefas.
Uma técnica milenar usada pelos grandes mestres da produtividade.
A técnica é a seguinte:
Parece simples?
Mas muitas pessoas não conseguem executar o passo 2. Elas se perdem durante a resolução das tarefas e nunca terminam. Algumas pessoas tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo e acabam não terminando nada. Ou acabam se distraindo no meio do caminho e abandonam a tarefa.
Para que um planejamento seja cumprido e você fique feliz e satisfeito ao fim do dia, obedeça esta regra: termine suas tarefas, uma de cada vez.
Se você conseguir fazer isso, vai ver sua produtividade diária aumentar!
Para ajudar a eliminar itens da sua lista de tarefas, você pode seguir essas dicas essenciais:
Além do problema de se perder durante a resolução de uma tarefa, também é comum um grande mal de qualquer planejamento: a procrastinação. Aquela vontade de “deixar para depois”, “daqui a pouco eu faço”, “amanhã eu começo”.
A procrastinação é o grande inimigo da produtividade. Conforme você vai deixando suas tarefas para depois, sua lista vai começar a ficar muito cheia, ao ponto de você sentir culpa e abandonar o planejamento.
Se você está encontrando resistência em começar a resolver os itens da sua lista, tem algumas coisas que você pode fazer:
Nós recebemos diariamente dezenas de e-mails de pessoas desesperadas para conciliar o seu plano de estudos com o caos do dia-a-dia. Nós nos solidarizamos com essas pessoas. A pressão é muito grande.
Mas é possível ser produtivo nos estudos, mesmo com os problemas do dia-a-dia.
Essa série de artigos teve o objetivo de mostrar que ter organização e produtividade no dia-a-dia e produtivo nos estudos é possível, e nada complicado de se conseguir.
Lembre-se que você precisa registrar tudo que tem que ser feito, aceitar fazer somente o que ninguém mais pode fazer, planejar o seu dia procurando fazer as coisas mais importantes primeiro, e cumprir o que planejou, uma coisa de cada vez.
Se você seguir essas práticas, você certamente conseguirar pelo menos 2 horas por dia para estudar para seu grande desafio!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Organize seus estudos e acompanhe o seu desempenho em cada matéria gratuitamente!
Você já sabe quais faculdades você pode ingressar?
Simule aqui sua nota no ENEM
Sand Robot