Já se imaginou passar em medicina em 8 faculdades diferentes?
Parece loucura? Sonho? Medicina é um dos cursos mais concorridos de qualquer vestibular, não importa em qual localidade do Brasil. Passar em uma faculdade de medicina já é difícil o suficiente, imagine passar em oito!
Mas ser aprovado em medicina é plenamente possível, se você sabe como estudar para o vestibular.
Conheça a história da Ana Beatriz Tófoli, de Franca (SP), que foi aprovada em medicina na USP e mais 7 faculdades.
Como ela conseguiu?
Muita dedicação e foco no objetivo.
E, para falar a verdade, essa é a fórmula para aprender qualquer conteúdo, e a chave para você estudar para vestibular, estudar para o ENEM, estudar para concurso público, ou qualquer outro exame importante que você tenha pela frente.
Nós reunimos 4 dicas extraídas da experiência da Ana Beatriz para que você possa se motivar a se preparar para seu próprio desafio.
Enquanto estudava para os vestibulares, Ana Beatriz teve que recusar convites para festas, aniversários e para sair com os amigos. Ela estudava cinco horas por dia, e aproveitava os finais de semana para estudar mais ainda.
Parece um sacrifício, mas o que a Ana Beatriz tinha era uma visão bem clara das prioridades dela.
Em geral, quando nos perguntam quanto tempo é preciso estudar para ir bem no ENEM ou para passar em um concurso público, nós respondemos: “o máximo possível”.
Cada hora a mais que você faz de estudo, seja de uma matéria nova, ou na resolução de exercícios, ou em revisões, é um investimento que você faz em você mesmo.
Por isso é importante saber priorizar o seu dia-a-dia para que os estudos não fiquem prejudicados.
Tanto quanto possível, procure dar prioridade em estudar. Você tem uma lista de matérias a serem estudadas, e essa lista tem que ficar menor a cada dia que passa.
No momento em que você “pula” um dia, você acumula assuntos e vai ficando mais difícil seguir um planejamento. E sem disciplina, você pode acabar perdendo 1 ano de estudos!
Chegou uma tarefa ou convite que vai afastar você do seu objetivo? Faça o seguinte:
Se você sentir culpa em estudar com tanta dedicação, lembre-se que é um período temporário e em breve (depois da primeira prova, certamente!) você voltará “ao normal” e poderá festejar à vontade!
Embora você deva procurar estudar o máximo de tempo possível, saiba respeitar seus limites e os limites dos outros, principalmente de quem depende de você e de sua atenção. A qualidade de estudo é muito mais importante do que a quantidade de horas, principalmente em um programa para passar em vestibular ou concurso público.
Segundo dados do Aprovado, a maioria dos estudantes de ENEM estuda um mês antes do exame. Estudantes para boas faculdades como USP e Unicamp normalmente estudam um pouco mais que isso, e estudantes de concursos públicos são os que estão mais acostumados com a rotina de estudos, passando de seis meses a dois anos estudando.
Por causa desse longo tempo de estudos, é importante respeitar seus próprios limites.
Para passar em medicina na USP, Ana Beatriz conta:
Eu fazia o que dava e o que meu corpo dava conta, sem ultrapassar esse limite. Eu sempre prezei mais pela qualidade do meu estudo do que pela quantidade.
De nada adianta, por exemplo, estudar com sono. Quando seu corpo dá sinais de sono, seu cérebro está dizendo que não vai mais armazenar coisas novas. Você pode deixar para esses momentos de baixa concentração para fazer exercícios ou organizar material de estudo, por exemplo.
Outra coisa que você não pode descuidar é de dar atenção à sua saúde: já é mais que comprovado que fazer exercícios físicos, além de manter você saudável, ajuda na sua inteligência. Boas noites de sono também garantem que você vai gravar o que você estuda.
Por fim, mesmo com agenda apertada e querendo aproveitar o máximo de tempo possível para estudar, você precisa manter contato com outras pessoas. Uma boa forma de incluir as pessoas no seu plano é compartilhando metas conquistadas.
Se você possui filhos pequenos, você precisa ter atenção redobrada. As crianças são jovens demais para entender sua rotina e objetivos, e não podem ser deixadas de lado durante seus estudos. Procure reservar um tempo para estar com seus filhos. É importante para você e para eles.
O projeto de estudos da Ana Beatriz era longo. Ela decidiu estudar para 8 faculdades diferentes.
Todo o esforço surtiu resultado.
Além de passar em medicina na USP, ela conseguiu primeiro lugar no Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto), e foi aprovada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no Centro Universitário Municipal de Franca, na Faculdade de Medicina de Catanduva e na Faculdade de Medicina de Marília.
De acordo com ela:
Eu queria fazer vários vestibulares para acostumar com a sensação. No final, as últimas provas que eu fiz já faziam parte da minha rotina e foi natural.
Se comprometer a fazer várias provas é interessante por alguns motivos:
Uma dica para a galera que está fazendo primeiro ou segundo ano do ensino médio: se possível, faça o ENEM como treineiro. Isso vai lhe dar bases para entender como funciona o processo e sentir o clima da prova. Quando for pra valer, você já vai ter experiência adquirida!
Mesmo fazendo tantos vestibulares para medicina (e passando em 8 deles!), Ana Beatriz sempre soube o que queria.
A USP era a faculdade que eu queria há dois anos. Eu coloquei na minha cabeça que era lá que eu queria estudar. (...) É para a USP que eu vou.
Esse foco no objetivo foi o principal fator para que ela conseguisse passar em medicina.
A coisa mais importante que você tem para manter sua motivação é um objetivo.
Quando você define um objetivo, você passa a pesquisar o que você precisa para alcançá-lo, o que outras pessoas fizeram para conseguir a mesma coisa, e quanto falta para chegar lá. O objetivo é sua maior arma para estudar melhor.
Se está difícil de escolher um objetivo, faça esse exercício de introspecção:
Imagine você daqui a 5 anos.
Daqui a 5 anos, como você está?
Onde você mora? Como é sua casa?
Você tem um carro? Como ele é?
Quem é sua família? Você está casado (ou casada)? Como é seu cônjuge?
Você tem filhos? Como eles são?
O que você faz nas suas horas vagas?
Onde você trabalha?
Você trabalha muito ou pouco?
Você gosta do que faz?
Como você conseguiu chegar aí?
E agora o mais importante: o que você pode fazer hoje para ir rumo a esse você de 5 anos no futuro?
Como exercício, escreva essas respostas em um caderno. Guarde esse caderno em um lugar à mão.
Quando você estiver desestimulado e sem motivação de continuar estudando, releia as respostas que você escreveu. Você vai ver como sua motivação vai voltar!
A experiência da Ana Beatriz é muito legal porque mostra que, para passar em medicina (ou direito, concurso público, exame da OAB, certificação de mercado, etc), você só precisa ter foco no objetivo e estudar bastante.
Ser aprovado no que você quer não é coisa de superdotado. A Ana Beatriz se prepara há três anos para essa aprovação. Era o sonho dela. Agora ela pode respirar aliviada e curtir essa conquista em sua vida. Nós achamos que foi um tempo muito bem empregado!
E quanto a você?
O que falta para você conquistar os seus sonhos?
Vai ficar parado aí ou vai colocar aquele plano de aprovação pra funcionar?
Fonte: G1.
Organize seus estudos e acompanhe o seu desempenho em cada matéria gratuitamente!
Você já sabe quais faculdades você pode ingressar?
Simule aqui sua nota no ENEM
Sand Robot