Aprovado

O que é o Aprovado?

O Aprovado é uma ferramenta para organizar seu estudo, com opção de site e de aplicativo móvel.

Aprovado

Se você tem uma prova importante em vista, seja ela de um Concurso Público, ENEM, OAB ou qualquer outra, sabe que estudar é a melhor forma de estar preparado para ser aprovado.

Para tirar o máximo de proveito dos seus estudos, é preciso planejamento. Para isso, é preciso avaliar quanto tempo você tem disponível para estudar e assim dividi-lo bem entre as matérias da prova.

Com o Aprovado, você poderá registrar as matérias da sua prova e a duração do estudo de cada uma delas. Acompanhando de perto o tempo que dedica, podendo fazer ajustes para que não se esqueça de cumprir todas as disciplinas.

O Aprovado possui aplicativo móvel disponível para iOS e Android, assim você pode estudar longe das distrações do computador. Tudo o que você registrar no aplicativo é sincronizado com o site, para que você não perca nem um segundo de preparação!

Quanto custa?

Absolutamente nada! O registro é gratuito e você pode começar a registrar os seus estudos assim que criar uma conta! As funções de horas líquidas, histórico e gráficos de tempo de estudo e linha do tempo (para ver sua persistência nos estudos), estão disponíveis para todos!

Tanto o aplicativo quanto o site do Aprovado veiculam propagandas. As propagandas são curadas e damos atenção para que nenhuma propaganda abusiva apareça. Pode usar o Aprovado em biblioteca que nenhuma propaganda com som vai aparecer!

Para aqueles que querem dar um up nos estudos, o Aprovado oferece compras dentro do aplicativo, chamados Pacotes Premium que adicionam funcionalidades extras. O primeiro Pacote Premium já saiu: é o Registro de Exercícios + Tipo de Estudo.

Como me cadastrar?

Para começar a usar o Aprovado, você precisa criar uma conta. Vá até a página principal do Aprovado, clique em Criar conta, e informe seu nome, email e uma senha. Veja o exemplo abaixo:

Tela de cadastro

Após o cadastro, você receberá um email com um link de confirmação, clique no link para confirmar. A partir daí você poderá desfrutar de todas as funcionalidades.

É muito fácil e rápido começar a usar o Aprovado:

1. Crie as matérias

O primeiro passo é criar as matérias. Uma matéria é uma área de conhecimento a ser estudada, como, por exemplo, Português e Matemática. Veja o guia para saber como criar matérias.
Sugestão: use o edital do exame para usar como base de matérias.

2. Inicie uma Atividade

Com pelo menos uma matéria cadastrada, você já pode iniciar uma atividade. Uma atividade corresponde ao tempo contínuo dedicado a uma matéria. Como por exemplo, aqueles minutinhos que você estudou em História Regional enquanto a água esquentava para fazer café.

Você pode criar uma atividade lançando manualmente, depois que você já estudou, mas é muito mais divertido usar o cronômetro.

3. Faça Acompanhamento

Assim que registrar a sua primeira atividade, dê uma passadinha na sessão Acompanhamento para olhar os gráficos de atividades. O gráfico de tempo de estudo vai ajudar você a rapidamente visualizar como está ritmo de estudo, e como você dividiu esse tempo entre as matérias. O gráfico de linha do tempo mostra como foi o andamento do estudo na última semana, mês, ano, etc. Ah, e você pode customizar as datas dos gráficos como quiser.

4. Sincronizar Site e Aplicativo

Se você possuir um smarphone Android ou iOS, você pode usar o aplicativo do Aprovado (Android e iOS). Com ele, você estuda onde quiser, na hora que quiser, sem depender do computador. No aplicativo Aprovado, você tem as mesmas funcionalidades que encontra no site, veja em www.sandrobot.com/aprovado. E tem sincronização automática com o site para você acompanhar de qualquer lugar.

Matéria é o nome geral que damos para categorias de estudo como: Língua Portuguesa, História Regional, Direito Civil, Direito Constitucional, entre outras. Alguns editais de concurso os chamam de Objetos de Conhecimentos, outros os chamam somente de Conhecimentos. No Aprovado, quando for realizar uma atividade, você precisa especificar a matéria estudada.

Cada matéria possui Conteúdos que, por sua vez, são itens de conhecimento sobre aquela matéria. Por exemplo, a matéria Língua Portuguesa possui conteúdos como Compreensão e Interpretação de Texto e Pontuação, enquanto que a matéria Direito Constitucional possui conteúdos como Teoria Geral do Estado e Direitos e Garantias Fundamentais. No Aprovado, se você quiser, pode especificar o conteúdo que está estudando na Atividade.

Quando for criar suas matérias e conteúdos, recomendamos que você use o edital do exame que vai realizar como base. Procure a seção do edital que fala sobre Objetos de Conhecimento ou Áreas de Conhecimento. Você não precisa cadastrar todas as matérias, somente aquelas que vai estudar. Como conteúdo, utilize os subtópicos de cada objeto de conhecimento do edital.

Como criar matérias?

O jeito mais rápido de criar uma matéria no Aprovado é clicar no botão Nova matéria, na barra do cronômetro, que fica no rodapé do site:

Botão de Nova matéria do cronômetro

Para cadastrar a nova matéria, basta preencher o campo com o nome, escolher uma cor e clicar no botão Salvar.

Tela de cadastrar matéria

Opcionalmente, você pode também cadastrar os conteúdos da matéria. Basta ir preenchendo o nome do conteúdo no campo correspondente e clicar no pequeno botão de . Se quiser alterar a cor automática escolhida por nós para o seu conteúdo, é só clicar no botão e abrirá a opção para editar a cor.

Tela de cadastrar matéria com conteúdos

Onde estão todas as matérias cadastradas?

Para ver todas as matérias já registradas, você pode clicar no menu de Atividades e depois ir na Aba de Matérias.

Lista de matérias

Além de mostrar o nome e a cor das matérias, você pode alterar essas informações (incluindo conteúdos) clicando com o mouse na linha da matéria.

Como alterar uma matéria?

Para alterar os dados de uma matéria, você deve selecioná-la na lista de matérias clicando na linha da matéria. Isso vai levar você até à tela de alteração de Matérias.

Tela de alterar matéria

Além de poder alterar o nome e a cor da matéria, você pode adicionar, alterar e remover conteúdos.

Para adicionar conteúdos, você deve preencher o nome do conteúdo no campo correspondente e clicar no botão , se não existir nenhum outro conteúdo com o mesmo nome ele irá aparecer na listagem de conteúdos acima.

Adicionando conteúdos em matéria

Para remover um conteúdo, você deve clicar no botão ao lado do nome do conteúdo.

Atenção! Quando você remove um conteúdo estudado, as atividades registradas com esse conteúdo continuam, ficam apenas ligadas na matéria, por exemplo: se você fez uma atividade de Português sobre Pontuação, e excluir o conteúdo Pontuação, o sistema vai deixar a atividade associada somente a Português, porque Pontuação não existe mais.

Para alterar o nome ou a cor de um conteúdo, você deve clicar no botão ao lado do nome do conteúdo. Isso vai habilitar a alteração desses campos.

Alterando conteúdos

Nenhuma das alterações da matéria ou seus conteúdos, inclusive a exclusão de conteúdos, é efetivada até que você clique no botão Salvar. Portanto, no final das alterações, clique em Salvar ;)

Como excluir uma matéria?

Para excluir uma matéria, você deve selecioná-la na lista de matérias clicando na linha da matéria. Isso vai levar você até à tela de alteração de Matérias.

Nessa tela, clique no botão Excluir para excluir a matéria.

Excluindo uma matéria

Atenção! Se você excluir uma matéria, todos os conteúdos e atividades relacionados a essa matéria também serão excluídos. Após a exclusão, as atividades e conteúdos relacionados não poderão ser recuperados.

Como excluir as atividades de uma matéria?

Você também pode excluir o histórico de uma matéria. Fazendo isso, você apaga todas as atividades feitas de uma matéria específica. Fazer isso é útil quando, por exemplo, você deseja começar um novo ano de estudos, com as estatísticas zeradas, mas utilizando a mesma matéria e conteúdos.

Selecione a matéria que você quer excluir o histórico e você entrará na tela de Editar Matéria. No fim dessa página, clique no botão Excluir Histórico para limpar todas as atividades dessa matéria, mantendo os conteúdos cadastrados.

Excluindo o histórico uma matéria

Atenção! Se você excluir o histórico de uma matéria, todas as atividades relacionados a essa matéria serão excluídas. Após a exclusão, essas atividades não poderão ser recuperadas.

Uma Atividade corresponde a um período de tempo dedicado a uma matéria. Nesse período de tempo você pode ter lido livros ou apostilas, feito simulados, criado resumos e outras coisas. O Aprovado pode registrar esse período de tempo dedicado por meio de atividades. Além da matéria, você pode opcionalmente indicar qual conteúdo da matéria estudou.

O calendário de atividades

O Aprovado possui um divertido calendário para você acompanhar as atividades realizadas. Para visualizar essa tela, basta clicar no menu Atividades do site.

Calendário de atividades

Esse calendário mostra os dias que você realizou atividades, mostrando o tempo total e a quantidade de atividades. Além disso, possui uma lista das últimas atividades realizadas.

Você pode alterar o mês do calendário clicando nos botões ao lado do nome do mês.

Ao clicar em uma data no calendário, uma janela se abrirá mostrando em detalhes as atividades realizadas. Clicando em uma das atividades, o levará para a alteração de dados dessa atividade.

Lista de atividades

Como criar uma atividade?

Existem duas formas de criar uma atividade. A mais rápida é usando o cronômetro diretamente, visto na próxima sessão. A outra forma, mais flexível, é usando a tela de registro de atividades.

A partir da tela de atividades, você deve clicar no botão Cadastrar nova Atividade. Isso levará você à tela de Cadastrar nova atividade:

Registro de atividade

Existem dois tipos de registro de atividades: a manual e a por cronômetro.

No registro manual, você deve informar a data e hora de início, e a duração da atividade. Use o modo manual quando você já realizou uma atividade de estudo e quer registrar para que o Aprovado mantenha o acompanhamento. Lembre-se de informar a duração líquida, ou seja, não compute os minutinhos que você se distraiu com alguma coisa durante a atividade. O importante é registrar tempo de qualidade de estudo!

Registro de atividade manual

No registro por cronômetro, o Aprovado faz o controle de tempo pra você, e você estuda. O registro da atividade por cronômetro inicia o cronômetro que está no rodapé do site. Veja mais sobre o cronômetro na próxima sessão.

Registro de atividade por cronômetro

Independente do tipo de registro, você deve informar a matéria que está estudando. Se quiser, opcionalmente, pode especificar o conteúdo estudado.

Dica: você pode criar uma matéria ou conteúdo diretamente da tela de cadastro de atividade. Basta abrir a lista de matérias/conteúdos e selecionar o item Adicionar nova matéria/Adicionar novo conteúdo.

O Cronômetro

O cronômetro é a principal ferramenta de controle de tempo estudado do Aprovado. O cronômetro conta o tempo enquanto você estuda.

Cronômetro

Para iniciar uma atividade no cronômetro, é só você selecionar uma matéria na lista e clicar em Iniciar. Pronto! O Aprovado já está contando o tempo para você.

Atenção: Se houver alguma interrupção durante os estudos, como ir ao banheiro, se alimentar, conversar com outras pessoas, recomendamos que você clique no botão Pausar para suspender a contagem do tempo. Para melhor qualidade de estudo, você deve somente registrar o tempo dedicado aos estudos. Depois que a interrupção passar, você pode continuar a contar o tempo clicando em Continuar.

Cronômetro pausado

Para finalizar a atividade, você deve clicar no botão Pausar, e depois em Salvar. Uma pequena tela vai se abrir perguntando como você foi. Use esse campo para fazer anotações, pequenos resumos, dicas, tudo aquilo que você acha relevante anotar.

Anotações de atividade

O histórico de atividades

Outra forma de acompanhar seus estudos é através do histórico de atividades. O histórico é uma listagem de todas as atividades de estudo que você fez, de forma direta e prática, com várias opções de busca.

Histórico de atividades

Para acessar o histórico, basta ir em no menu Atividades e clicar no submenu Histórico.

Esse histórico mostra as atividades, com suas durações e horário de início, e para cada dia estudado, mostra a quantidade de atividades e o tempo estudado naquele dia.

Por padrão, o histórico mostra todas as atividades estudadas nas últimas duas semanas. Para customizar a lista, você pode usar o painel no lado esquerdo para filtrar as atividades por matéria, por conteúdo ou por um período de datas. Muito prático!

Como atualizar e excluir atividades?

Depois que uma atividade foi criada, você pode alterá-la ou excluí-la. Para alterar ou excluir uma atividade, primeiro você deve ir à tela de Atividades, clicar no dia que a atividade aconteceu, e selecioná-la na lista de atividades do dia.

A tela de alteração/exclusão de atividades é essa:

Alteração de atividades

Nessa tela, você pode alterar o dia e hora de início da atividade, a sua duração, a matéria/conteúdo estudado e as anotações sobre a atividade.

Dica: Você pode alterar a matéria e o conteúdo da atividade clicando no botão Editar matéria/Editar conteúdo. Da mesma forma, você pode criar outra matéria ou conteúdo selecionando o item correspondente na lista de matérias/conteúdos.

Para efetivar as alterações realizadas, basta clicar no botão Salvar.

Para excluir uma atividade, você deve clicar no botão Excluir. Essa ação remove a atividade do Aprovado e dos gráficos de acompanhamento.

Conforme as atividades vão sendo criadas no Aprovado, você poderá analisar seu progresso usando os gráficos de Acompanhamento.

Acompanhamento

Os gráficos de Acompanhamento são importantes para você planejar melhor seus estudos, com eles é possível ver o total de tempo estudado em cada matéria em um período de tempo predeterminado.

Atualmente, existem dois tipos de acompanhamento: Tempo de Estudo e Linha do Tempo.

Tempo de estudo

No gráfico de Tempo de estudo você pode analisar de forma rápida o tempo total dedicado em cada matéria.

Tempo de estudo

Você pode definir a faixa de datas que pretende analisar.

Com o gráfico de Tempo de estudo é possível verificar qual a matéria que você tem se dedicado mais, com isso analisar e balancear os estudos de forma melhor, dando preferência a matérias que você tem maior dificuldade, pouco conhecimento, e/ou possuem maior peso no exame em vista.

Como usar

Você pode selecionar três faixas padrões de data:

  • Por dia
  • Por semana
  • Por mês

Você altera entre as faixas de data clicando nos botões correspondentes abaixo do gráfico.

Você pode caminhar pelos períodos clicando nos botões ao lado da data, acima do gráfico.

Se quiser uma analise mais personalizada, pode clicar no botão Customizar e especificar a data de início e fim. Se quiser ver todas as atividades realizadas, basta não informar nenhuma data de início e fim e clicar em Atualizar.

Tempo de estudo customizado

Linha do tempo

O gráfico de Linha do tempo é bom para acompanhar o progresso de estudo. Neste gráfico, você pode ver a quantidade de tempo estudada em cada matéria por período, ao longo do tempo.

Linha do tempo

Esse gráfico é um gráfico de colunas empilhadas. Ou seja, cada matéria na coluna tem a altura proporcional à quantidade de tempo estudada naquele dia/semana/mês.

O gráfico de Linha do tempo é usado para comparar o progresso de estudo entre períodos de tempo diferente. Com ele, é possível verificar a quantidade total estudada no dia/semana/mês, ver qual foi a distribuição desse tempo entre as matérias, e comparar o tempo total e de cada matéria entre dias diferentes.

Assim, você pode verificar quais matérias você tem estudado regularmente, quais aquelas que precisa retomar os estudos, quais dias tem estudado menos, e se melhorou o tempo de estudo ou se está perdendo o ritmo.

Como usar

Você pode selecionar duas faixas padrões de data:

  • Por semana
  • Por mês

No gráfico por semana, cada coluna corresponde a um dia. No gráfico por mês, cada coluna corresponde a uma semana (começando pelo domingo).

Você altera entre as faixas de data clicando nos botões correspondentes abaixo do gráfico.

Você pode caminhar pelos períodos clicando nos botões ao lado da data, acima do gráfico.

Se quiser uma analise mais personalizada, pode clicar no botão Customizar e especificar a data de início e fim. Se quiser ver todas as atividades realizadas, é só não informar nenhuma data de início e fim e clicar em Atualizar.

Linha do tempo customizada

Seus dados de cadastro são mantidos dentro do Aprovado. Se quiser visualizar esses dados, você pode usar o menu de perfil, que fica no alto e à direita do site.

Perfil

Você pode alterar os seus dados a partir dessa mesma tela. Basta preencher os dados e clicar em Salvar. Você não precisa preencher os campos de senha se não quiser alterar sua senha.

Como faço para alterar minha senha?

Para alterar sua senha, você deve entrar no seu perfil, usando o menu de perfil no alto e à direita do Aprovado.

Você deve preencher uma nova senha no campo Nova senha e confirmá-la no campo seguinte. Não é necessário alterar nenhum outro campo.

Alterar senha

Para confirmar a alteração de senha, clique em Salvar.

Atenção: em nenhuma circunstância nós pediremos sua senha, sem que você não tenha iniciado um processo de alteração de senha. Tome cuidado com e-mails ou pessoas se passando por pessoal do Aprovado. Quando for alterar sua senha, verifique com atenção de que você está no site com endereço https://aprovadoapp.com.

Esquecimento de senha

Se você esqueceu sua senha e não consegue entrar no Aprovado, você precisa fazer o seguinte:

  • Vá até a página inicial do site
  • Clique em Acesse sua conta
  • Clique em Esqueci a minha senha
  • Digite o email cadastrado no site e clique em Enviar
Esqueci a senha

Nós lhe enviaremos um email com um link de alteração de senha. Clique no link e você irá para site do Aprovado em uma tela onde você poderá alterar sua senha.

Alteração de E-mail

Você pode alterar o endereço de e-mail cadastrado na sua conta do Aprovado. Assim, você pode deixar de usar um e-mail que não utiliza mais, por exemplo.

Para alterar o e-mail cadastrado no Aprovado, faça o seguinte:

  1. Vá até a tela de Perfil, clicando no seu E-mail no alto à esquerda do site Aprovado, e depois em Editar Perfil
  2. Na tela Editar Perfil, clique em Alterar e-mail
Perfil
  1. Um aviso será mostrado sobre o procedimento de alteração de e-mail. Clique em Sim para continuar
Perfil

Atenção é extremamente importante que você deslogue do Aprovado em todos os seus aplicativos. Só continue o processo de alteração de e-mail depois que você se certificou que não está logado no Aprovado em nenhum dispositivo.

O Aprovado irá enviar uma mensagem de e-mail para você, no seu e-mail atual. Este é um procedimento de segurança para que o Aprovado saiba que você é realmente dono da conta que está alterando.

Neste e-mail existe um link, e você deve clicá-lo para continuar a alteração do endereço de e-mail.

Perfil

Após clicar no link, você irá para uma tela do Aprovado, onde você poderá informar o novo endereço de e-mail.

Informe o endereço de e-mail que você quer usar em Novo E-mail e repita este endereço em Confirmar Novo E-mail

Clique em Alterar E-mail e pronto! Você concluiu a alteração de endereço de e-mail e agora sua conta no Aprovado foi alterada.

Perfil

Excluir a conta do Aprovado

Se por qualquer motivo você decidir encerrar sua conta do Aprovado, você pode fazer isso pessoalmente.

Atenção Depois que você concluir o processo de encerramento de conta, todos os seus dados serão definitivamente excluídos. Isso inclui matérias, atividades, dados de cadastro e demais informações armazenadas no Aprovado. Isso não pode ser desfeito. Portanto, só prossiga com esse processo se realmente quiser encerrar sua conta.

Para iniciar o processo de encerramento de conta, faça o seguinte:

  1. Vá até a tela de Perfil, clicando no seu E-mail no alto à esquerda do site Aprovado, e depois em Editar Perfil
  2. Na tela Editar Perfil, clique no botão Excluir Conta no fim da página de perfil.
Perfil
  1. Um aviso será mostrado sobre o procedimento de encerramento de conta. Clique em Sim para continuar.
Perfil

O Aprovado irá enviar um e-mail para você. Este é um procedimento de segurança para que o Aprovado saiba que você é realmente dono da conta que está encerrando.

Neste e-mail existe um link, e você deve clicá-lo para confirmar a exclusão da conta. Este é o último momento para voltar atrás. Depois de clicar no link de confirmação, sua conta do Aprovado será encerrada e seus dados serão apagados.

Perfil

Após clicar o link, você verá uma tela do Aprovado, confirmando a exclusão da sua conta.

O aplicativo Aprovado mantém sincronizadas as atividades, conteúdos e matérias que você tiver entre todos os dispositivos que você possuir, bem como a sua conta no Aprovado. Assim, você pode manter sempre as informações de estudo à mão, não importa onde e quando você estudou.

Outro benefício é que a sincronização faz um backup de seus dados presentes no aplicativo para o site. Assim, se você precisar excluir o aplicativo, ou mudar de aparelho, você não vai perder dado nenhum. Tudo fica salvo no site do Aprovado ;)

Quando a sincronização acontece?

Você precisa ter uma conexão com a Internet para que o Aprovado sincronize. A conexão pode ser por rede celular (3G) ou rede sem fio (Wi-fi). O consumo do pacote de dados é baixíssimo, mal dá pra contabilizar. Se você não tiver uma conexão com a Internet, não tem problemas. Você pode utilizar o Aprovado normalmente em modo off-line e sincronizar mais tarde. Isso é ótimo para aquelas situações em que você, por exemplo, estudou em uma biblioteca a tarde inteira com o celular em modo avião (para evitar interrupções) e quer sincronizar só em casa, quando tiver Wi-fi disponível. O Aprovado funciona perfeitamente nesses casos.

Dito isso, se houver uma conexão com a Internet, o Aprovado sempre vai sincronizar os seus dados com o Aprovado nas seguintes situações:

  • Atividades: Quando você salva, altera ou exclui uma atividade;
  • Matérias e Conteúdos: Quando você exclui uma matéria ou um conteúdo;
  • Entrar no aplicativo: Quando você liga o aplicativo.

O Aprovado não vai poder fazer a sincronização caso você tenha uma atividade em execução no cronômetro. Isso acontece para evitar possíveis erros de conflito de ações.

Se você precisa sincronizar imediatamente para, por exemplo, pegar dados que você criou no Aprovado, você pode pedir para o aplicativo sincronizar. Basta ir no menu em Configurações e clicar em Sincronizar agora:

Sincronizar agora

Conflitos de ações

O Aprovado procura sempre manter suas informações sincronizadas, e vai consolidar os seus dados da melhor maneira possível. Se, por exemplo, você estudar 3 horas de Português pelo site do Aprovado, estudar 2 horas de Matemática pelo aplicatico no celular, e então sincronizar, tanto o site quanto o aplicativo irão contabilizar corretamente as 5 horas de estudo.

Entretanto, existem casos em que o Aprovado precisa decidir da melhor forma possível como resolver conflito de ações. Um conflito ocorre quando uma mesma Atividade (ou Matéria, ou Conteúdo) foi modificada desde a última sincronização. O Aprovado possui duas regras básicas para esses casos:

  1. Proteger as informações de serem perdidas: Se uma mesma Atividade foi alterada em um aparelho e excluído em outro, o Aprovado não permitirá que a Atividade se perca. Nesse caso, a exclusão da Atividade será ignorada. O mesmo se aplica para Matérias e Conteúdos. Dessa forma, esperamos que exclusões acidentais não causem estragos;
  2. Em caso de indecisão, os dados que estiverem no site do Aprovado prevalecem: Se uma mesma Atividade foi alterada em um aparelho e alterada com outras informações no site, as alterações do site é que valem. Como o site do Aprovado é o centralizador das informações, com o qual todos os aparelhos sincronizam, ela é que mantém os dados. O mesmo vale para Matérias e Conteúdos.

Exemplos de conflitos

Veja alguns exemplos de resolução de conflito de ações que o Aprovado pode fazer:

Exemplo 1

  1. Você possui uma matéria chamada Português no celular, sincronizada com o site do Aprovado;
  2. Você exclui a matéria do site;
  3. Você altera o nome da matéria para Matemática no celular;
  4. Você sincroniza.

Resultado: a matéria é renomeada para Matemática, e volta a aparecer no site e no aplicativo.

Essa é a primeira regra entrando em ação. Dificilmente você vai fazer algo assim, afinal se você quer atualizar uma matéria, porque a excluiu em primeiro lugar? O Aprovado detecta isso como uma exclusão acidental e restaura a matéria.

Exemplo 2

  1. Você possui uma matéria chamada Português no celular, sincronizada com o site do Aprovado;
  2. Você altera o nome da matéria para Matemática no site;
  3. Você altera o nome da matéria para História no celular;
  4. Você sincroniza.

Resultado: a matéria é renomeada para Matemática. A alteração para História é ignorada.

Essa é a segunda regra. Em situações como essa, o Aprovado simplesmente não tem como decidir o que você quis fazer. Então ele simplesmente aceita as alterações vindas do site, que é o repositório central de dados do Aprovado. Novamente, você só vivenciará essa situação se fizer alterações conflitantes no Aprovado.

Exemplo 3

  1. Você possui uma matéria chamada Português com 3 atividades, todas elas sincronizadas com o site;
  2. No site do Aprovado, você exclui a matéria. Todas as atividades são excluídas também;
  3. No celular, você altera a duração de uma das atividades;
  4. Só então você sincroniza.

Resultado: nem a matéria, nem a atividade que você alterou são excluídas. As outras duas atividades são excluídas. As alterações na atividade são realizadas.

A melhor forma de entender isso é a seguinte: Houve um conflito entre a alteração da atividade no celular e a exclusão dela no site. Quando há esse tipo de conflito, o Aprovado ignora a exclusão e restaura a atividade. Como não pode haver uma atividade sem uma matéria, a matéria é restaurada também. Como não houve conflito de ações com as outras atividades, elas permanecem excluídas.

Exemplo 4

  1. Você está com o Aprovado sincronizado com o site;
  2. Você cria uma matéria chamada Português no site;
  3. Você cria uma matéria chamada Português no celular;
  4. Você cria uma atividade de Português no celular;
  5. Só então você sincroniza.

Resultado: apenas uma matéria Português vai existir. A atividade criada fica ligada a ela.

Essa é uma regra de Matérias. Não pode haver matérias com mesmo nome no aplicativo nem no site. Portanto, quando o Aprovado detecta duplicidade, ele junta todas as atividades dessas matérias com mesmo nome em uma matéria só. A mesma regra vale para Conteúdos.

O que fazer para evitar conflitos?

Os conflitos de ações podem acabar em situações indesejadas. As regras acima permitem que o Aprovado faça o melhor possível para decidir quando ocorre um conflito. No entanto, se você é um usuário normal do Aprovado que o utiliza conectado à Internet, dificilmente verá elas ocorrerem.

Para minimizar essas situações, você pode:

  • Estudar conectado a Internet: o Aprovado irá sincronizar sempre que você termina uma atividade. Isso irá minimizar as situações de conflito;
  • Sincronize antes de começar a estudar no site: Se você passou um tempo estudando com o aplicativo e agora vai usar o site, tenha certeza que o aplicativo está sincronizado. Isso vai evitar condições de conflito, mas o melhor é que você vai ter todas as atividades no celular no site;
  • Sincronize antes de começar a estudar no aplicativo: Se você passou um tempo estudando pelo site e agora vai usar o aplicativo, faça uma sincronização manual antes de começar. O aplicativo vai fazer isso automaticamente se você estiver conectado, mas se você ver que não tem todas as informações do site, conecte seu celular na Internet e sincronize manualmente;
  • Evite alterações conflitantes: Uso o bom senso. Normalmente não faz sentido alterar a mesma coisa em dois lugares com informações diferentes. Se você fizer alterações conflitantes, ele pode ignorar certas ações para evitar perda de dados. Se você evitar fazer isso, o Aprovado vai sincronizar os seus dados de forma esperada em todos os lugares.

O Aprovado não é somente um site! Você pode baixar o aplicativo Aprovado para iPhone e IPod Touch e celulares Android e continuar seus estudos mesmo longe do computador.

Aplicativo

Benefícios

Você encontrará quase todas as funcionalidades existentes no site: cadastro de matérias e conteúdos, registro de atividades, e gráficos de acompanhamento.

E o melhor de tudo: você não precisa estar conectado na Internet para usá-lo! Ele é ótimo para aqueles períodos de tempo em que você não quer ser interrompido, ou para viagens de estudo, ou quando você estiver em uma biblioteca, e várias outras situações.

O aplicativo Aprovado sincroniza todas suas informações com o site. E se você possui mais de um aparelho, ele sincroniza os dados entre todos os eles.

Saiba mais sobre o Aprovado aqui.

Quanto custa?

O aplicativo Aprovado é gratuito para todas as plataformas. Uma conta no site do Aprovado será necessário para utilizá-lo.